Para a maior das famílias, a hora da chegada do bebê é muito emocionante e quando se aproxima, gera uma ansiedade e insegurança mesmo que os pais tenham se preparado, muitas dúvidas surgem de última hora e uma pergunta sempre aparece: “será que arrumamos tudo? ”.

Para tentar aliviar essa ansiedade e insegurança e deixar as coisas um pouco mais tranquilas, preparamos uma lista com algumas dicas do que fazer nos últimos dias antes da chegada do bebê. Confira!

 

1 – Quarto arrumado


Ter o quarto arrumado é indispensável! Para isso, existem algumas dicas de como os pertences devem estar preparado, seguem elas:

No quarto deve ter o berço com os protetores de berço a escolha e modelos dos pais. Deve ter uma cômoda os pais devem colocar tudo o que vão usar com mais frequência e de imediato, como as fraldas, a pomada, as toalhinhas de boca, toalhinhas de ombro.

Toda essa parte de cuidados de higiene e as roupinhas e sapatinhos de recém-nascido ficam nesta cômoda, o restante das roupas e mantinhas podem serem guardadas no guarda-roupa.

 

2 – Arrume as malas da maternidade


O ideal é que a mala da maternidade esteja arrumada a partir da 34ª semana de gestação, para evitar qualquer imprevisto. E isso vale tanto para a mala do bebê, quanto para a mala dos pais.

É importante adequar a mala com a época do ano que o bebê irá nascer, além de separar em saquinhos identificados o que será usado em cada dia, e o kit de higiene, visto que isso facilita para a equipe de enfermagem na hora que irá dar banho e vestir o bebê.

Já a mamãe não deve se esquecer de levar roupas confortáveis, que facilitem na hora de amamentar, bem como itens de higiene pessoal.

Aos pais, além das próprias roupas e itens de higiene, cabe lembrar-se dos documentos, carregadores de celular e máquinas fotográficas para registrar todos os momentos.

 

3 – Quer fazer as unhas? Aposte em esmaltes claros


Se você quer estar com as unhas feitas e esmaltadas para receber o seu bebê, saiba que deverá optar somente por esmaltes de cores claras, pois as cores escuras podem prejudicar a leitura do oxímetro, aparelho que mede a oxigenação no sangue.

 

4 – Faça a depilação


Quem opta por um parto normal, não precisa se preocupar com depilação. Já quem vai fazer um parto cesárea deve mantê-la em dia, especialmente na região suprapúbica, ou faixa superior. Contudo, é preciso deixar claro que isso não deve ser motivo de estresse, já que a maternidade toma todas as providências necessárias para a hora do parto.

 

Daniele Garcia de Almeida Silva

Enfermeira pela UNIPAR – 2003.

Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela UNIPAR – 2004

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – 2010.

Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unipar da Unidade de Guaíra.