Como a maioria das mães, provavelmente você está contando os dias até que você possa ensinar seu filho a usar o troninho. Mas, é importante não apressa-lo para esta nova etapa.
GettyImages_115914791
Enquanto a idade média para o usar o troninho é de 2 a 3 anos, algumas crianças estão prontas meses antes, enquanto outras podem ainda estar usando fraldas aos 4 anos. Cada criança é diferente!

Felizmente, o seu filho vai dar sinais de que ele está pronto para abandonar as fraldas e aprender o método de gente grande em usar o banheiro. Mantenha o seguinte conselho em mente enquanto você irá entrar neste novo estágio com seu filho.

1. Olhe mudanças de comportamentos no banho
Como a criança começa a ganhar controle sobre seu intestino e sua bexiga, você vai perceber que o número de fraldas sujas irá diminuir. Esta é um sinal verde para a introdução do troninho.

2. Reação a uma fralda molhada ou suja
Como a criança se torna mais consciente de como seu corpo funciona, ela vai deixar claro que ela precisa de uma mudança de fralda, seja apontando ou dizendo. Ela provavelmente vai ficar frustrada ou desconfortável com a fralda suja, e pode tentar tirar sua própria fralda. Isso pode deixa-la estranha ou com vergonha, mas você pode ajudar seu filho a fazer a conexão com o troninho, permitindo que ela esteja com você enquanto você usa o banheiro.

3. Seu filho afirma sua independência
Como a criança se torna mais independente, ela vai querer começar a fazer tudo sozinha – incluindo lidar com suas próprias vontades. Isso mostra que ela está tentando a agir como uma criança grande e gritos como: “Eu quero fazer isso!” serão comum, além de resistir a sua ajuda em atividades como, colocar o pijama, são de denúncias de que seu filho pode estar pronto para usar o troninho.

Lembre-se de que todas as crianças são diferentes, e obrigar seu filho a usar o troninho antes que esteja pronto pode ser um tiro pela culatra. Paciência e dedicação podem ajudar a garantir o sucesso em aprender a usar o troninho, mas até lá esteja pronto para distribuir muitos elogios – e, também manter os utensílios de limpeza na mão.