Você sabia que o seu filho pode estar fazendo xixi na cama por uma doença chamada Enurese?
80618071
O que é enurese?
É a falta de controle da micção em idade que em que isto já deveria ter ocorrido. Considera-se que a menina controla seu esfíncter vesical aos 5 anos e o menino aos 6 anos. A partir destas idades a perda involuntária de urina é anormal, ocorrendo mais de duas ou três vezes em um mês. Como a perda em geral é à noite, chama-se enurese noturna. Pode ocorrer enurese diurna.

Será freqüente este problema?
Calcula-se que episódios de enurese noturna ocorram uma ou mais vezes por semana nas seguintes freqüências: aos 5 anos, em 15% das crianças; aos 10 anos, em 3% das crianças, e em 1% dos adultos (20 anos ou mais). A incidência é maior entre os homens na proporção de 2:1.

Quais as explicações para o Problema
Há uma incidência familiar. Se um dos pais foi enurético a chance do filho apresentar enurese é de cerca de 40%.Tendo sido ambos os pais enuréticos, a chance sobe para 75-80%. Invoca-se como causas fisiopatológicas: o atraso da maturidade vesical, a produção inadequada de hormônio antidiurético durante a noite, o sono muito profundo etc. Problemas orgânicos e emocionais são menos influentes na enurese noturna primária, mas se tornam relevantes na secundária e na diuturna.

A Enurese Deve ser investigada e tratada?
Certamente. Não só por que doenças importantes podem ser diagnosticadas nestas investigações, como a orientação adequada pode ser decisiva na solução do problema e na conservação de uma auto-estima que poderá se tornar enfraquecida por estes fatos, aumentando a complexidade do caso.

Leia Mais: ENURESE NA CRIANÇA E NO ADULTO – ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?601#ixzz2riQTnnEb