O inverno chega e com ele a ansiedade da mamãe de não deixar o bebê passar frio, principalmente os recém-nascidos. Com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, surgem várias dúvidas em relação aos cuidados com os bebês: Posso sair com ele para passear? Devo agasalhá-lo mais? Dou banho todos os dias? E se ele pegar uma gripe? Calma mãe! O inverno realmente requer atenção a mais, mas não é um bicho de sete cabeças. Para saber um pouco listamos as dicas e cuidados que você deve ter com o seu bebê no inverno.

Roupas demais podem prejudicar o seu pimpolho:

  • Bebês agasalhados mais do que o necessário se sentem desconfortáveis, começam a chorar e ficam irritadiços. A alta temperatura coloca o bebê em risco de hipertermia, que é a incapacidade do organismo de reduzir a produção de calor.
  • Lembre-se que a transpiração do bebê ainda não é tão desenvolvida quanto à de um adulto, dificultando a reação do corpo diante do excessivo calor provocado. Use toucas e gorrinhos quando sair com o bebê na rua. Dentro de casa não há necessidade.


Na hora dos passeios:

  • Deve-se evitar a exposição desnecessária das crianças ao ar frio e poluído da cidade, mas isso não impede que o bebê faça um passeio, desde que se tomem medidas para evitar doenças.
  • Agasalhe seu filho para protegê-lo das mudanças bruscas de temperatura. Não é a ‘friagem’ que vai fazê-lo adoecer, mas sim as variações de temperatura, que favorecem o ataque de vírus.
  • Esqueça o shopping center. Ambientes fechados com aglomeração de pessoas facilitam a propagação dos vírus. Os passeios ao ar livre são mais indicados, principalmente nos horários mais quentes do dia.

A hora de trocar as fraldas:

  • Essa hora é um tormento!! O bebê está lá quentinho e você precisa tirar sua roupa para trocá-lo. Mas não adie as trocas por causa do frio, pois isso pode provocar assaduras. Feche as portas e janelas para não entrar correntes de ar e proteja o trocador com uma fraldinha.


Hora do banho:

  • O frio não é motivo para privar os bebês do banho. Ficar mergulhado em água morna traz muito conforto para eles. Dê o banho na hora mais quente do dia, perto do horário do almoço. E mesmo no inverno a água não deve ser muito quente.A temperatura ideal gira em torno de 36ºC. E, se possível, dê o banho e troque a criança no mesmo local, vestindo-a o mais rápido possível, começando pela parte de cima, que protege todo o tórax do bebê.


Hora de dormir:

  • Na hora de dormir, opte por pijamas quentinhos de algodão aflanelado que protejam bem os bracinhos, geralmente descobertos durante a noite.


Anotadas as dicas? então deixe seu bebê super quentinho com as roupas da Paraiso Moda Bebê.

Fontes:
pediatriaemfoco.com.br
cheirinhodemae.wordpress.com
semprematerna.uol.com.br