A origem do mau hálito faz com que muitas crianças se sintam inferiorizadas e acabam sendo alvo de piadas na escola. As causas de mau hálito podem ser muitas, descubra como deixar seu filho com hálito saudável.
185679535
Um estudo publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontou que 63% das crianças com idade entre 3 e 14 anos apresentam mau hálito. Na medida em que uma criança tem mau hálito, ela pode ter problemas de relacionamento com outras crianças. Na maioria das vezes as crianças não são capazes de identificar o problema sozinhas, e cabe aos pais identificar para evitar possível problema social e para fazer o tratamento indicado para o caso. Quando perceber este quadro na criança, leve-a a um dentista para investigar a causa. Dependendo do diagnóstico, pode ser identificado um problema de saúde ainda não percebido por ninguém.

Esclarecimento!
O mau hálito logo ao acordar, seja na criança ou no adulto, é normal devido a diminuição do fluxo de saliva durante o sono. Além disso, alguns dormem com a boca aberta, o que promove um ressecamento natural da boca favorecendo, assim, a formação de odores desagradáveis.

Quais as causas?
De maneira bem simples, podemos dizer que o mau hálito são odores desagradáveis exalados pela boca, cientificamente é conhecido como halitose.
Um dos principais responsável pela halitose infantil são as caries em evolução e sem tratamento; as gengivas inflamadas. No entanto o estresse, a alimentação inadequada, a higiene deficiente normalmente ligadas ao descuido dos seus pais ou responsáveis também causa mau hálito.
Não ter uma higiene bucal pode levar ao mau hálito, especialmente se a comida ficar parada por muito tempo entre os dentes, na gengiva, na linguá e até na superfície das amígdalas. Uma boa escovação pode remover os restos de comida.
Outra mania das crianças que leva ao mau cheiro, é chupar dedo ou chupeta: eles podem acabar com mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição continua a saliva e bactérias bucais.

Para evitar o mau hálito!
Escova de dente e fio dental. Para combater esse cheirinho desagradável que pode se instalar na boca das crianças basta ter uma higiene ótima. Sorriso saudável é, acima de tudo, um sorriso cheiroso!